(48) 3241-8004 comercial@sins.com.br

Por que investir em soluções digitais no varejo?

A pandemia apresentou um novo olhar para os consumidores e o consumo digital ganhou impulso neste setor. Para um negócio sobreviver perante seus concorrentes, incluir as soluções online já não é mais uma opção e sim obrigatoriedade. 

Segundo estudos realizados em 2021 da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), houve um aumento de 21% de varejistas que investiram no digital e desses dados, 90% possuem um e-commerce. 

 

O que o empresário deve entender para se apresentar no varejo digital 

 Que os empreendedores precisam se adaptar às inovações já não é novidade, mas como colocar em prática para ter resultados positivos?

 Utilizar a tecnologia sem uma boa estratégia já não tem valia também, para atrair e conquistar esse novo perfil de consumidores digitais é necessário compreender como a sua persona se comporta e o que ela está buscando no seu negócio.

 

Perfil do Cliente

Nos últimos anos, o consumidor não tinha a opção de comprar em loja física por conta do lockdown. E isso causou mais estudos para realizar uma compra. Ou seja, ver sites diferentes para um compra específica. Hoje, com a retomada de vendas na loja física, uma compra que era automática agora é pensada.

 Nas compras físicas, o que diferencia e leva o cliente a comprar é o atendimento. Já na aquisição digital, o atendimento também é importante, mas os usuários estão em busca de confiança digital, eles prezam pela segurança e credibilidade do site. Além disso, a agilidade para finalizar uma compra é fundamental, afinal de contas, ninguém quer perder horas fazendo uma única coisa. O tempo se tornou ainda mais precioso para muitos e para quem tem disponibilidade de horas com certeza ainda está no modo de compra física, por ter acesso a ver e às vezes experimentar dependendo do tipo de produto que deseja. 

Entender qual é o tipo de cliente deixa o empreendedor à frente da concorrência e impulsiona as vendas. 

 

Integração dos meios físicos X online

Assim como os funcionários estão se adaptando a trabalhar de forma híbrida, os consumidores também estão aderindo a esse novo formato. E com esse novo modo, é fundamental integrar a loja física com o e-commerce e outras inovações tecnológicas. 

 E isso também trouxe novas preocupações, exemplo disso é que quando havia uma reclamação em loja física, apenas os donos e gerentes sabiam. Atualmente, uma reclamação online fica registrada para todos os frequentadores do meio digital. Portanto, é necessário treinamentos, segurança de dados e entender que o cliente é o centro das estratégias, isso trará discernimento para saber se portar frente ao público de ambos os meios, seja presencial ou online. 

 

Entender o que o consumidor espera das soluções digitais

O mercado atual está sendo impactado pelas novas gerações. E quem são eles? Pessoas que estão conectadas 24h do dia, sendo bombardeadas por anúncios de produtos que estão procurando recentemente. Por estarem online e sempre buscando por mais informações sobre determinado assunto, esses clientes esperam que a empresa faça o mesmo por eles no quesito atendimento. 

Um ponto muito importante é se conectar com o consumidor através das causas que apoiam, ações voltadas para a sustentabilidade, dentre outros fatores. Claro, isso depende de qual cliente deseja alcançar. 

 A aceleração no meio digital precisa fazer o empresário compreender que a maioria das pessoas não consomem mais de empresas que agem apenas em favor próprio e que priorizam marcas sustentáveis no varejo. 

 E aí, o que achou do nosso conteúdo? Deixe um feedback, sua opinião importa muito para a construção dos nossos próximos textos.