(48) 3241-8004 comercial@sins.com.br

Apesar de estar sob responsabilidade dos profissionais mais bem qualificados e remunerados de uma empresa, a gestão é em geral uma das áreas mais secundarizadas em termos de sistematização e suporte tecnológico. Do inglês Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos da Empresa), ERP é um software de gestão empresarial que reúne e unifica as informações de diferentes setores de uma empresa para integrar o fluxo de trabalhos. 

O termo foi criado na década de 1990 pelo Gartner Group que propôs a integração, em um único sistema, de diferentes áreas como RH, finanças, vendas e logística. Nos assuntos referentes à administração, a tecnologia vem para otimizar os recursos de uma empresa, promovendo em especial dois ganhos:

1- Integração e desempenho

A medida que integra melhor a equipe, fomentando a melhora da comunicação entre as áreas, a automatização e sistematização de tarefas ajuda a otimizar processos, a diminuir ruídos e a evitar retrabalhos.

2- Insights para novos negócios

Não raras vezes o controle dos vários departamentos de uma empresa é feito por planilhas de diversos tipos, com trocas de arquivos ou arquivos compartilhados ou mesmo diferentes softwares que se considera melhor para atender cada setor em sua determinada área de atuação.

De maneira consolidada, os dados podem trazer novas descobertas possibilitando o aprimoramento de produtos ou até de novos serviços.

ERP Composable: a 4ª Era

Na chamada Sociedade 4.0, a versão ERP Composable reúne tecnologias de Inteligência Artificial (IA), Machine Learning (ML) e Internet das Coisas (IoT), que permitem identificar e desenvolver novas funcionalidades e aplicações para o negócio. 

Dentre as vantagens da última geração de ERPs, podem-se destacar:

  • melhor visualização do todo da empresa; 
  • possibilidades de inovações do negócio com um sistema inteligente de cruzamento de dados; 
  • facilidade para tomadas de decisões e estruturação de processos mais estratégicos.

ERP Composable: a 4ª Era

Outra novidade trazida pela 4ª era dos ERPs é que o sistema funciona 100% na nuvem (on-cloud), o que traz mais segurança, agilidade e flexibilidade para a solução. Startups e empresas conectadas aos novos modelos de negócio conectam-se mais facilmente com sistemas on-cloud. Além dos benefícios de maior capacidade de atualização de processos, a nuvem oferece maior segurança, promovida por:

  • ser menos suscetível a hackers e riscos externos que os servidores físicos;
  • permitir o armazenamento e compartilhamento de dados criptografados;
  • bloquear entradas suspeitas como vírus com uso de firewalls.

Vantagens do ERP

A adoção da cultura digital do ERP na gestão empresarial oferece uma série de benefícios que interferem diretamente na produtividade, com otimização de tempo e recursos. Na prática,um bom sistema de gestão:

  • concentra todas as informações da empresa em uma plataforma única, possibilitando o acesso a dados de diferentes áreas em tempo real, facilitando as trocas de informações para tomadas de decisão;
  • permite definir hierarquias, com permissão a diferentes espaços;
  • reduz falhas através da automatização de tarefas;
  • oferece mais segurança com armazenamento de dados na nuvem, facilitando o seu acesso;
  • promove o escalonamento da produção com processos melhor estruturados;
  • fornece mais tempo e informações para que a equipe possa focar sua rotina de trabalho em atividades mais estratégicas.

Quer saber mais como a solução ERP da Senior pode ajudar o seu negócio e a rotina de trabalho da sua empresa? Seja ela pequena, média ou grande, qualquer que seja o ramo, o ERP Senior oferece uma solução customizada para cada empresa, atendendo várias tarefas.

Há 25 anos no mercado, a Sins ERP é especializada nas soluções da Senior.

Ficou interessado ou tem dúvidas? Entre em contato conosco. Temos uma equipe preparada para ajudar e aprimorar seus processos.

Acesse mais informações no E-BOOK GRATUITO.